copertina-storia-FMR-1980x560.jpg

FRANCO MARIA RICCI

Em 1963, o Presidente Renzo Fornari decidiu confiar ao seu amigo designer gráfico, editor e crítico de arte Franco Maria Ricci, o desenho do logótipo e imagem da empresa. A marca proposta é muito simples, moderna e compacta. Um hexágono, decomposto em seis triângulos equiláteros, que sugerem o conceito de componibilidade mas ao mesmo tempo, evocam a forma de uma flor, aludindo à ideia de feminilidade. Esta marca tornou-se no símbolo da SCIC, permanecendo até aos dias de hoje.

1/4

‘´Nós na SCIC usamos as mesmas matérias-primas que a natureza: a forma e a cor‘

FMR

1/4

Mesmo antes de as cozinhas entrarem em produção, Ricci apresentou a nova empresa com uma campanha publicitária colorida, irónica e pop, que devolveu calor ao universo racional das cozinhas modernas, associando-o a ferramentas antigas e indispensáveis. Uma amizade que dura toda a vida, um trabalho e união humana que deu origem a ideias vencedoras e talentosas

2.jpg
1/4
1/5

Renzo Fornari e Franco Maria Ricci nunca param e, em 2006, a famosa livraria Ricci da via Durini 19, em Milão foi transformada em showroom da SCIC. Adaptada pelos arquitectos Dell'Orto, Cattaneo e Garbin, sem perder o seu encanto, acolhe os novos modelos SCIC que entretanto, tal como os livros de Franco Maria Ricci, se tornaram mundialmente famosos e protagonistas do Made in Italy. A última colaboração em ordem cronológica é a instalação apresentada aos visitantes do Salone del Mobile 2017 no espaço SCIC de Durini 19. Envolto em verde, o Visitante é levado a descobrir a nova cozinha SCIC que reinterpreta o sonho de Franco Maria Ricci através da intervenção emotiva do artista plástico Giovanni Bressana

v1.jpg

Um elemento após outro, compomos a cozinha mais fascinante do Mundo. Uma cozinha alegre, confortável, divertida e justa. A Vossa Cozinha’

FRM

v2.jpg